30/06/2022

Muitos motivos para voce pilotar uma motocicleta.

Muitos motivos para voce pilotar uma motocicleta.

Suas mãos e pés estão sempre ocupados.

Isso pode parecer bastante óbvio para qualquer piloto.

Perceba o quanto suas mãos e pés estão trabalhando enquanto você pilota. Sua mão esquerda está trabalhando na embreagem e na seta, sua mão direita está trabalhando no freio dianteiro, seu pé direito está trabalhando no freio traseiro e seu pé esquerdo está trabalhando nas marchas para cima e para baixo. É muito mais trabalho do que parece.

De modo geral as motocicletas podem acelerar muito mais rápido do que a maioria dos carros. Assim que você aciona o acelerador, as coisas começam a acontecer rapidamente. Uma boa moto esportiva pode chegar a 100 mph em pouco mais de 5 segundos. Isso é rápido o suficiente em um carro. Mas em uma moto parece duas vezes mais intenso e produz uma profunda adoração e respeito pela força bruta da máquina entre suas pernas.

Claro que nem toda moto é uma BMW ou Ducati. Existem diferentes motocicletas para se adequar a diferentes estilos. As Harleys, por exemplo, fazem o que é conhecido como “cruisers”, que tendem a ser mais pesados, mais suaves e têm um ângulo de assento mais relaxado. Andar de Harley é bem diferente de andar de moto esportiva.

Uma das regras mais fundamentais no motociclismo é: o atrito usado para frenagem não pode ser usado simultaneamente para virar e vice-versa. Em poucas palavras: ao contrário de um carro, você não pode pisar no freio e virar ao mesmo tempo. Você tem que fazer um ou outro, ou você vai cair.

Para pilotar uma motocicleta, você precisa controlar cuidadosamente sua aceleração, frenagem, tração e ângulos de inclinação ao mesmo tempo. Isso o torna significativamente mais envolvido do que dirigir um carro.

Se você precisa frear sua motocicleta, então você vai ter que aplicar cuidadosamente quantidades crescentes de pressão nos freios dianteiro e traseiro, mantendo o equilíbrio e o controle. Há simplesmente muito mais acontecendo do que em um carro.
Para aumentar a emoção, as motocicletas podem se inclinar tanto nas curvas que quase parece desafiar a gravidade. Quando você está inclinado em uma curva e sente que a gravidade vai “ganhar”, você tem confiança na física do atrito, sabendo que um giro rápido do acelerador acelerará a moto e o tirará da situação bem. Inclinar-se fortemente nas curvas adiciona uma enorme quantidade de diversão à experiência de pilotagem.
Realmente não há nada parecido.

Quando você anda de moto, sente cheiros de uma forma que não percebe quando viaja de carro ou mesmo de bicicleta. Parte disso é porque seus sentidos já estão aguçados para começar. Parte disso é porque você está viajando mais rápido, então os cheiros mudam com mais frequência. O fato de você ter um grande volume de ar passando, então há mais moléculas para o seu nariz captar.

De qualquer forma, para melhor ou pior, você sente o cheiro de tudo. Grama, árvores, oceano, exaustão, poluição, tudo.
Pelas mesmas razões descritas acima, você percebe a mudança de temperatura de maneiras muito singulares. Você sabe como os meteorologistas nos noticiários sempre mostram pequenas variações de temperatura no mapa - 17, 18, 20 graus, e você pensa: “Como isso faz diferença?”. Em uma motocicleta você começa a perceber microclimas, em grande parte do tempo. De fato, sempre que você passar por um corpo d'água, seja um rio, um pequeno lago, próximo à estrada, quase sempre você sentirá a temperatura cair.

Você está exposto aos elementos e sentirá todas as nuances do clima. Temperatura, umidade, tudo. Movendo-se por uma seção arborizada da estrada, você sentirá uma queda de 2 graus e isso fará você sorrir.

Quando você está dirigindo um carro, você está um pouco fechado, protegido e, portanto, imune ao resto do mundo. Em uma motocicleta você essencialmente não tem proteção, então você começa a se preocupar com tudo em seu ambiente que pode afetá-lo. Buracos, atropelamentos, até poças. Dia de vento em um carro? Nada demais. Dia de vento em uma motocicleta? Ela permeia completamente seus pensamentos até você chegar ao seu destino.
Novamente, isso não é necessariamente uma coisa ruim: todas essas emoções são alimentadas pela adrenalina, o que é bom. Enquanto está na estrada, você aprende a viver em um estado semipermanente de hiperconsciência.
Você nunca está totalmente relaxado

Pelo menos, você provavelmente não deveria estar. Quando você anda de moto, você está realmente se colocando à mercê do resto do mundo. Sua vida pode ser extinta tão rapidamente quanto desligar um interruptor de luz. Agora, isso não quer dizer que você está nervoso o tempo todo também. Mas, em vez disso, você está, em todos os momentos, profundamente consciente de sua própria mortalidade. E, francamente, você deveria estar. Uma vez que você começa a relaxar ou agir de forma descuidada, acabou.

É por isso que os motociclistas geralmente preferem andar em estradas abertas: menos veículos, menos tráfego, menos para pensar, menos para se preocupar. É muito mais prazeroso dirigir em estradas rurais de duas pistas do que em ruas congestionadas da cidade.
Esta é uma parte fundamental da experiência da motocicleta. Todas aquelas pequenas coisas que acontecem na estrada sobre as quais as pessoas não pensam muito,  os motociclistas  notam e estão constantemente tomando muitas decisões de acordo. Você percebe as grandes coisas, as pequenas coisas, e tudo mais.
“Esse cara na minha frente está mandando mensagens? Esse cara vai sair de sua vaga de estacionamento? O pavimento nesta pista é uma merda, é seguro mudar? Esse carro vai cruzar meu caminho para sair? Quando esse caminhão vai passar? Já estou fora de seu ponto cego?” 
Você pode se sentir o rei da estrada, mas aprende rapidamente que carros e caminhões não estão pensando em você. Você aprende a analisar as agendas de outras pessoas e tenta prever seu comportamento.

Você fica esperto sobre as regras da estrada

Principalmente os “esquecidos”. Pontos cegos. Sinais de “Curva lenta à frente”. Ombros pavimentados que de repente se transformam em cascalho. Você sabia que os caminhões nunca são permitidos na pista rápida, exceto para passar? Os motociclistas sim. Você sabia que a maioria dos acidentes acontecem ao virar à esquerda? Os motociclistas sim. Você sabia que a estrada fica mais escorregadia nos primeiros minutos após a chuva cair? Os motociclistas sim.
Dirigir um carro não requer muito planejamento antes da viagem. Mas cada viagem de moto requer que você gaste tempo pensando no seu equipamento de antemão. “Qual é o clima agora? Como será em uma hora? Estará quente? Preciso usar jeans ou correr o risco de ser atingido por pedras se usar shorts? O que diabos vou fazer com minha jaqueta quando chegar à praia? Preciso levar algo na mochila? Terei espaço para as coisas que estou pegando?”
O clima por si só é um fator enorme. Você já viu alguém andando de moto na chuva? Sim, é exatamente miserável como parece. Se você não cobrir (e eu quero dizer completamente, da cabeça aos pés), você fica encharcado, puro e simples. 
A economia de custos é enorme. A motocicleta média custa de 5 a 10 vezes menos que o carro médio. Você acha que seu carro é eficiente em termos de combustível? Algumas motos chegam a mais de 20km/litro. O seguro é ridiculamente barato e a depreciação é baixa.
Você nunca, nunca terá problemas para encontrar um lugar para estacionar. Eu não posso enfatizar o quão incrível isso é. Encontrar um amigo em um restaurante? Aquelas pessoas que dirigem sem parar pelo quarteirão procurando uma vaga, ou têm que lidar com garagens de estacionamento de 6 andares, são malucos! Ter uma motocicleta não é nada complicado. Basta estacionar na rua em frente como um campeão.
Pilotar uma moto se tornou uma das maiores alegrias da minha vida. Eu recomendo para quem procura um novo jeito de diversão, aventura e praticidade. Mas você precisa estar bem com o estado emocional hiperconsciente e cheio de adrenalina.
Sempre que andar de moto utilize seus itens de segurança como capacete, luvas, jaquetas e botas. 

Valeu!!!

 

  • A partir de: R$ 399,00
    Comprar

    Bota Kiev Preta

    Bota de couro masculina cano médio com muito estilo e personalidade, Kiev é uma companheira de resistência e força para aqueles momentos que mais precisamos de segurança, conforto e estilo.

  • A partir de: R$ 829,00
    Comprar

    Bota Nine Six Classic Pinhão Destroyer

    A Nine Six Destroyer é um coturno de cano médio que possui todas as características do primeiro coturno feito pela Black Boots, em 1996. Totalmente feito em couro, inclusive sua palmilha de montagem, sola e todo o reforço interno da gáspea.

  • A partir de: R$ 499,00
    Comprar
  • A partir de: R$ 450,00
    Comprar